Qual foi a inspiração da Coleção Ninfa?

As crianças precisam de símbolos para construírem o seu ser, seja por meio de brinquedos, exemplos reais de seus cuidadores ou de contos. Neste sentido, as bonecas podem ser coadjuvantes ou até mesmo necessárias para serem símbolos de virtudes na vida das crianças.

Artesã Pensante

3/31/20252 min read

Você sabia que na Mitologia Grega e Romana as ninfas eram divindades femininas menores da natureza, associadas a florestas, rios, montanhas e outros elementos naturais?

Eram frequentemente representadas como jovens belas e imortais, embora não fossem deusas plenas.

Por muito tempo eu me baseei no arquétipo de mulher forte, guerreira e que resolve todas as questões do mundo a partir de inteligência e estratégia. Eu passei minha vida me aperfeiçoando, estudando e planejando o futuro, pois acreditava que isto me daria o controle do meu destino.

Mas ultimamente gosto de pensar que as mulheres podem ser representadas por seres pequenos e delicados e ainda terem poderes como a beleza e a imortalidade. Num primeiro momento isso parece pejorativo: uma mulher pequena, delicada e bela?! É um arquétipo anti-feminista!

Mas, se pararmos para pensar, ser pequena e delicada pode ser uma dádiva. Os seres pequenos são menosprezados, mas são vitais! Poderia a natureza sobreviver sem a polinização das pequenas abelhas e insetos?!

Além disso, os seres delicados possuem uma capacidade poderosa para nos desarmar: a gentileza e a empatia podem impactar e constranger profundamente o coração! Quem nunca ficou envergonhado de julgar uma pessoa e depois perceber o quão amável ela era?

E a beleza?! A beleza é discutida ao longo da história como algo material, que podemos ver e encaixar em padrões ou, como algo que está no plano das ideias e que nos traz diferentes sensações, tais como: alegria, harmonia, paz, ordem, etc. Eu prefiro pensar que a beleza tem um propósito maior dentro do plano das ideias. Ou seja, quando vemos apenas beleza física de uma mulher, ficamos fadados a encaixar aquela beleza dentro de uma caixinha: somente quem se encaixar num padrão é bela.

Mas quando vemos beleza como um todo, vemos também bondade e paz! Como é bela a mulher que se empenha em ser um ser humano melhor!

A mulher que encontra propósito em sua vida é humilde, ou seja, é pequena, ela ama o próximo, ou seja é delicada, e é bela, ou seja, está em constante desenvolvimento. Dessa forma, sua passagem por este plano físico se torna imortal, pois ela deixará um legado.

E foi com este pensamento que eu criei a coleção Ninfas. São pequenas bonecas feitas em lã de carneiro que depois de costurada e moldada, tornam-se delicados seres que trazem paz e alegria a quem as recebe.

Você pode dar o nome que quiser a estas ninfas, eu chamei as minhas de “Coragem” e “Determinação”, pois eu precisei de coragem para transformar a minha vida e agora busco por determinação para não desistir desta jornada!

Se você quiser fazer a sua própria Ninfa, clique no vídeo abaixo. Eu te ensino a confeccioná-las numa série de vídeos que estão bem didáticos e até quem nunca fez bonecas pode aprender!

Espero que minhas ninfas tenham te inspirado!

Obrigada por ler até aqui e deixe-me te conhecer deixando o seu comentário!

Até a próxima reflexão!